|Livro| Nick Drake: Dreaming England

Nathan Wiseman-Trowse, Professor em Cultura Popular da Universidade de Northampton, na Inglaterra, lançará em 2012 o livro "Nick Drake:  Dreaming England (Editora Reaktion)".

Segundo o autor, o livro tem como objetivo explorar a relação do cantor e compositor com a formação da identidade nacional inglesa. 

Considero muito interessante esse olhar lançado sobre a construção da identidade inglesa a partir da obra de um artista - pouco conhecido entre os ingleses - e com influências tão diversas em suas composições. Nick nasceu na Birmânia (atual República da União de Myanmar), acredito que sua obra mantenha uma relação com uma sonoridade oriental, principalmente nas através das afinações que utilizava. Talvez existisse uma parte de Nick ligada ao seu local de nascimento - a cultura e religião dos Bírmanios são predominantementes budistas, embora haja outras denominações.


 "Desde a morte de Nick Drake com a idade de 26 anos, em 1974, sua importância cultural aumentou drasticamente. Tendo lançado apenas três álbuns durante sua vida, pode parecer que seu trabalho teria poucas chances de ter qualquer impacto duradouro sobre a forma como pensamos na Inglaterra. No entanto, desde o final dos anos 1980, os álbuns de Drake têm sido redescobertos e reavaliados, e intimamente associados com as noções de identidade Inglesas, rurais e urbanas".

 
Em "Nick Drake: Dreaming England" Nathan Wiseman-Trouse examina o que esta música, bela e sedutora diz sobre a Inglaterra, sua personalidade e como o trabalho de Drake tem sido usado para articular o que pode parecer uma mitologia nostálgica da identidade cultural Inglesa.

Para saber mais sobre o trabalho do professor Nathan Wiseman-Trouse acesse sua página em http://www.northampton.ac.uk/people/nathan.wiseman-trowse



Nick Drake Brasil


Um comentário: